Descrição do Projeto

Início » Destinos » Roteiros » Agrofloresta e PANCs

Agrofloresta e PANCs

Destinos: Paraty | Aldeia Rizoma

Duração: 5 horas

Público: de 8 a 30 pessoas

 

Uma imersão única na Mata Atlântica, integrando natureza, agroecologia e alta gastronomia.

Nessa experiência, seremos guiados por Jorge Ferreira, referência em agroecologia e PANCs para um mergulho na Mata Atlântica preservada, conhecendo mais sobre a relação entre gastronomia e os produtos da agrofloresta. O encontro começa com uma caminhada interpretativa e sensorial, que aborda a relação do homem com a natureza, técnicas de agrofloresta e a coleta de ingredientes como palmito, banana, taioba, mandioca e outras delícias locais. A visita também inclui a identificação, coleta e preparo culinário de PANC’s da Mata Atlântica, sigla que define as plantas alimentícias não convencionais. Trazer plantas comestíveis que não temos o hábito de consumir e estimular seu reconhecimento e consumo é uma forma de diversificar a alimentação e valorizar diferentes culturas alimentares.

Nosso encontro inicia na Aldeia Rizoma, uma comunidade familiar e de amigos que conta com uma extensa área de agrofloresta e finaliza no Sushideki, charmoso espaço à beira-rio, terminando com um inesquecível almoço e degustação das iguarias identificadas na mata, oferecidos pelo chef Bernardo Arthuzo.

 

SOBRE OS FACILITADORES

Jorge Ferreira

Naturalista com foco em agrofloresta. Nascido em 1982 em Paraty/RJ, Jorge adquiriu empiricamente com seus familiares o olhar para identificação botânica, assim como construiu relações harmônicas com a Natureza. Iniciou seus estudos científicos de forma autônoma, em contato com os universitários que frequentavam o sítio da família Ferreira para estudos de agrofloresta. Mais tarde, passou ao estudo de botânica e transformou tudo isso em uma carreira dedicada à agrofloresta, aos alimentos e às plantas medicinais. Hoje, trabalha diretamente com projetos numa troca de saberes dedicada à expansão do conhecimento e de relações harmoniosas com a natureza, no desenvolvimento de sistemas de produção sustentável. É na vivência com a biodiversidade da mata atlântica que busca a compreensão da diversidade e os sabores exóticos.

Bernardo Arthuzo

Formado em Gastronomia pela Hofmann Barcelona e com grande experiência em restaurantes da Europa, atualmente é Chef e proprietário do Sushideki Paraty, inovador restaurante japonês que que valoriza produtos e produtores locais, realizando uma gastronomia contemporânea asiática. O Chef prima pela alegria no comer, provoca experiências e tem grande atenção ao detalhe.

Principais Atividades

  • Caminhada interpretativa pela agrofloresta

  • Atividades de observação da paisagem, formas, cores e aromas

  • Identificação e coleta de PANCs

  • Degustações de plantas e espécies não-convencionais

  • Almoço sensorial

 

Como participar

A vivência de Agrofloresta e PANCs pode ser organizada para grupos a partir de 5 pessoas. 

Fale conosco para pensarmos uma experiência personalizada para você e seu grupo. E para grupos de estudo do meio e turismo pedagógico, organizamos sua viagem completa, incluindo hospedagem e transporte na cidade. 

Observações adicionais

  • A confirmação do roteiro depende de um número mínimo de participantes. Caso esse número mínimo não seja atingido em até 15 dias antes da data de início do roteiro, os valores pagos serão devolvidos aos clientes inscritos.  
  • Trabalhamos em parceria com as comunidades e nosso esforço é garantir a melhor experiência para você e o grupo de viajantes. Por conta disso e pela avaliação de fatores climáticos, é possível que ocorram pequenas alterações na sequência das atividades.
  • Crédito das imagens: Bruno Leão | Phelipe Paraense | Daniel Cywinski | Fernanda Ravanholi

Entre em contato

Estamos à disposição para tirar dúvidas, oferecer maiores informações e ajudá-lo no planejamento de sua viagem!