Descrição do Projeto

Início » Destinos » Aldeia Iriri

Aldeia Iriri

Em meio à floresta preservada, cachoeiras e a surpreendente e ainda desconhecida praia do Iriri, a Aldeia Iriri Kãnã Pataxi Üi Tanara é um refúgio da cultura Pataxó Hã-Hã-Hãe no estado do Rio de Janeiro.

Originários do sul da Bahia, o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe se viu forçado a migrar e, com isso, se espalhou por diversas regiões do Brasil. Assim como várias outras etnias indígenas, a ocupação desenfreada e a ausência de demarcação de terras fez com que o grupo fosse expulso de seus territórios e partisse em busca de novos espaços para viver.

No território de Paraty, os Pataxó estão localizados no Sertão do Iriri. Lá, procuram manter sua cultura viva, cultivando alimentos , fazendo artesanato, praticando atividades como pintura corporal, rituais de fé, arco e flecha e transmitindo o dialeto patxohã. Eles também cuidam e preservam a deserta e ainda desconhecida praia, assim como as cachoeiras do Iriri, evitando a degradação que o turismo pode trazer. 

A comunidade hoje luta para conseguir a criação de uma escola para suas crianças. Os Pataxó de Paraty começaram a desenvolver o trabalho com turismo de base comunitária e receber diversos visitantes, partilhando de seus conhecimentos e das belezas naturais de onde habitam com alegria e inspiração. Com isso, buscam também uma nova forma de atividade econômica, que ajude a criar espaços comunitários para manter suas tradições vivas.

Principais atividades

Visita aos espaços comunitários

Artesanato Pataxó

Banho de rio na Cachoeira do Iriri

Banho de mar na Praia do Iriri

Contação de histórias pataxó

Apresentação do Awe Pataxó

Almoço tradicional

Pintura Corporal

Arco e flecha

Conheça nossos roteiros

Preparamos viagens especiais para você conhecer o melhor de Paraty! Escolha aquela que mais te inspira e venha com a gente viver uma experiência única.

Vivência Caiçara: Praia Grande da Cajaíba – 26 e 27/10

Vistas espetaculares, vida marinha, praias, cachoeiras e uma comunidade de pescadores que resiste e cuida desse santuário preservado. Conheça saberes tradicionais como a pesca, o artesanato, a produção de farinha, a agrofloresta e a gastronomia caiçara.

Cogumelos da Mata Atlântica – 09 e 10/11

Uma vivência única na Mata Atlântica e no universo dos cogumelos com os especialistas Jorge Ferreira e Marcelo Sulzbacher. Vamos aprender sobre diferentes espécies de cogumelos, seus aromas, sabores e seus potenciais alimentícios e medicinais.

VEJA MAIS