Descrição do Projeto
Início » Próximas Viagens » Cogumelos da Mata Atlântica
Cogumelos da Mata Atlântica
![[COGUMELOS] Cartaz Redes Sociais (1)](http://www.samaumaviagens.com.br/wp-content/uploads/2019/08/COGUMELOS-Cartaz-Redes-Sociais-1.jpeg)
Destino: Sítio Agroflorestal São José | Paraty-RJ
Viva uma experiência de imersão na Mata Atlântica e conheça mais sobre a diversidade de cogumelos da floresta com a condução de dois dos maiores especialistas no Brasil: Jorge Ferreira, botânico e naturalista e Marcelo Sulzbacher, pesquisador de cogumelos.
Através de caminhadas na floresta, indicação de referências, rodas de conversa e atividades gastronômicas com cogumelos, essa jornada promove um mergulho integrando conhecimentos acadêmicos, científicos e populares.
Ao longo do encontro, os participantes receberão orientações de como se identifica e coleta cogumelos, técnicas de reconhecimento na floresta, cuidados e orientações sobre seu uso, além de conhecer seus aromas, sabores e potenciais alimentícios e medicinais. A vivência acontece no Sítio Agroflorestal São José, localizado no Sertão do Taquari, espaço de referência nacional em sistemas agroflorestais.
Esta vivência é destinada a estudantes, donos de restaurantes e bares, profissionais da gastronomia, pessoas apaixonadas por cozinhar e demais interessados em agrofloresta e cultivo de fungos. Não é preciso ter nenhuma formação para participar.
Conheça mais possibilidades para uma alimentação rica e saborosa nessa imersão na Mata Atlântica.
SOBRE OS FACILITADORES
Jorge Ferreira
Nascido em Paraty, Jorge adquiriu empiricamente com seus familiares o olhar para identificação botânica, assim como construiu relações harmônicas com a Natureza. Iniciou seus estudos científicos de forma autônoma, em contato com universitários que frequentavam o sítio da família Ferreira para estudos de agrofloresta. Mais tarde, passou ao estudo de botânica e transformou tudo isso em uma carreira dedicada à agrofloresta, aos alimentos e às plantas medicinais. Hoje, trabalha diretamente com projetos dedicados ao cultivo de relações harmoniosas com a natureza e no desenvolvimento de sistemas de produção sustentável.
Marcelo Sulzbacher
Biólogo e Mestre em Ciência do Solo, doutor em Biologia de Fungos. Marcelo é pesquisador sobre cogumelos e entusiasta da gastronomia com este grupo. Realiza diversas atividades com publicações em periódicos nacionais e internacionais, além de proporcionar vivências sobre identificação e coleta de cogumelos comestíveis no Sul do país.
Principais Atividades
Vivência no Sítio Agroflorestal São José
Identificação e coleta de cogumelos na Mata Atlântica
Rodas de conversa e atividades práticas
Atividades gastronômicas com preparo de cogumelos comestíveis
Cronograma
DIA 1
09h30 Encontro no ponto final de ônibus do bairro Sertão do Taquari. Apresentação dos participantes e da vivência.
10h00 Trilha para o Sítio Agroflorestal São José: observação ativa da floresta e coleta de cogumelos.
12h00 Chegada no sítio.
12h30 Almoço preparado com produtos locais e PANCs.
14h00 Aula de morfologia: características de espécies comestíveis e não-comestíveis
16h00 Intervalo / Café da tarde
16h30 Atividade gastronômica: preparo de cogumelos
19h00 Jantar
20h00 Saída noturna para observação de cogumelos bioluminescentes.
DIA 2
07h00 Café da manhã da roça preparado com produtos locais.
08h00 Saída para floresta primária: observação e coleta de cogumelos.
12h30 Almoço preparado com produtos locais e PANCs.
14h00 Cultivo: cogumelos e agrofloresta
15h30 Confraternização do grupo e encerramento
16h30 Saída do sítio São José
17h30 Chegada no Sertão do Taquari
Inscrições
Investimento: sob consulta
O que inclui
- dois dias de vivência com Jorge Ferreira e Marcelo Sulzbacher
- uma diária de hospedagem em quarto compartilhado no Sítio São José
- almoço, café da tarde e jantar no dia 1
- café da manhã e almoço no dia 2
- seguro viagem
- receptivo Samaúma
O que não inclui
- transporte até Paraty
- deslocamento local até o Sertão do Taquari
- refeições não listadas
- lanches e bebidas adicionais
Sobre o percurso
A vivência começa no caminho para chegar ao sítio. A trilha é de nível leve e dura cerca de 1h30, ficando íngreme no final. Vista roupas e calçados confortáveis, leve água para o percurso e procure levar o mínimo de volumes para carregar. Use protetor solar e traga repelente de insetos.
Transporte / Como chegar
Vamos sugerir a organização de caronas e viagens compartilhadas com o grupo de participantes. Caso prefira, oferecemos também a opção de transporte executivo em van a partir das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Seguem informações abaixo:
_Para quem vem de carro de SP:
Na estrada BR 101, passe o trevo de Paraty e siga no sentido Angra dos Reis por 24km, até ver a placa Sertão do Taquari, no km 551. Vire à esquerda e siga por essa rua até a casa 1574, onde será o ponto de estacionamento para o grupo. Em seguida, caminharemos a pé até a entrada da trilha, que fica cerca de 300 metros adiante.
_Para quem vem de carro do RJ:
Na estrada BR 101, siga sentido Paraty. Após ver as indicações das praias de São Gonçalo e Taquari, siga até ver a placa Sertão do Taquari e os pontos de ônibus do bairro. A entrada fica logo após a ponte do rio Taquari, no km 551. Vire à direita e siga por essa rua até a casa 1574, onde será o ponto de estacionamento para o grupo. Em seguida, caminharemos a pé até a entrada da trilha, que fica cerca de 300 metros adiante.
Deslocamentos locais
Para chegar do centro de Paraty ao Sertão do Taquari, é possível ir de ônibus circular da cidade ou em carro privativo. Fale conosco para mais informações!
Hospedagem
Caso você queira chegar na cidade de Paraty ou no Sertão do Taquari na sexta-feira, entre em contato para receber indicações de hospedagens parceiras.
Entre em contato
Estamos à disposição para tirar dúvidas, oferecer maiores informações e ajudá-lo no planejamento de sua viagem!