Descrição do Projeto
Início » Próximas Viagens » Cogumelos na Mata Atlântica
Cogumelos na Mata Atlântica

Destino: Sítio Agroflorestal São José | Paraty-RJ
Viva uma experiência de imersão na Mata Atlântica e conheça mais sobre a diversidade de cogumelos da floresta com a condução de dois dos maiores especialistas no Brasil: Jorge Ferreira, botânico e naturalista e Mariana Drewinski, bióloga e pesquisadora de cogumelos.
Através de caminhadas na floresta, indicação de referências, rodas de conversa e atividades gastronômicas com cogumelos, essa jornada promove um mergulho integrando conhecimentos acadêmicos, científicos e populares.
Ao longo do encontro, os participantes receberão orientações de como se identifica e coleta cogumelos, técnicas de reconhecimento na floresta, cuidados e orientações sobre seu uso, além de conhecer seus aromas, sabores e potenciais alimentícios e medicinais. A vivência acontece no Sítio Agroflorestal São José, localizado no Sertão do Taquari, espaço de referência nacional em sistemas agroflorestais.
Esta vivência é destinada a estudantes, donos de restaurantes e bares, profissionais da gastronomia, pessoas apaixonadas por cozinhar e demais interessados em agrofloresta e cultivo de fungos. Não é preciso ter nenhuma formação para participar.
Conheça mais possibilidades para uma alimentação rica e saborosa nessa imersão na Mata Atlântica.
SOBRE OS FACILITADORES
Jorge Ferreira
Nascido em Paraty, Jorge adquiriu empiricamente com seus familiares o olhar para identificação botânica, assim como construiu relações harmônicas com a Natureza. Iniciou seus estudos científicos de forma autônoma, em contato com universitários que frequentavam o sítio da família Ferreira para estudos de agrofloresta. Mais tarde, passou ao estudo de botânica e transformou tudo isso em uma carreira dedicada à agrofloresta, aos alimentos e às plantas medicinais. Hoje, trabalha diretamente com projetos dedicados ao cultivo de relações harmoniosas com a natureza e no desenvolvimento de sistemas de produção sustentável.
Mariana Drewinski
Paranaense, bióloga (UNICENTRO), Mestra em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (UFSC) e doutoranda no Instituto de Botânica (São Paulo). Estuda a diversidade e a potencialidade de cultivo de macrofungos silvestres da Mata Atlântica.
Principais Atividades
Vivência no Sítio Agroflorestal São José
Identificação e coleta de cogumelos na Mata Atlântica
Rodas de conversa e atividades práticas
Atividades gastronômicas com preparo de cogumelos comestíveis
Cronograma
DIA 1
09h30 Encontro no ponto final de ônibus do bairro Sertão do Taquari. Apresentação dos participantes e da vivência.
10h00 Trilha para o Sítio Agroflorestal São José: observação ativa da floresta e coleta de cogumelos.
12h00 Chegada no sítio.
12h30 Almoço preparado com produtos locais e PANCs.
14h00 Aula de morfologia: características de espécies comestíveis e não-comestíveis
16h00 Intervalo / Café da tarde
16h30 Atividade gastronômica: preparo de cogumelos
19h00 Jantar
20h00 Saída noturna para observação de cogumelos bioluminescentes.
DIA 2
07h00 Café da manhã da roça preparado com produtos locais.
08h00 Saída para floresta primária: observação e coleta de cogumelos.
12h30 Almoço preparado com produtos locais e PANCs.
14h00 Cultivo: cogumelos e agrofloresta
15h30 Confraternização do grupo e encerramento
16h30 Saída do sítio São José
17h30 Chegada no Sertão do Taquari
Inscrições
Investimento: R$420,00
Formas de Pagamento
- à vista ou parcelado em até 2x por transferência / boleto bancário
- cartão de crédito em até 6x (com acréscimo de juros)
O que inclui
- dois dias de vivência com Jorge Ferreira e Mariana Drewinski
- uma diária de hospedagem em quarto compartilhado no Sítio São José
- almoço, café da tarde e jantar no dia 1
- café da manhã e almoço no dia 2
- seguro viagem
- receptivo Samaúma
O que não inclui
- transporte até Paraty
- deslocamento local até o Sertão do Taquari
- refeições não listadas
- lanches e bebidas adicionais
Sobre o percurso
A vivência começa no caminho para chegar ao sítio. A trilha é de nível leve e dura cerca de 1h30, ficando íngreme no final. Vista roupas e calçados confortáveis, leve água para o percurso e procure levar o mínimo de volumes para carregar. Use protetor solar e traga repelente de insetos.
Transporte / Como chegar
Vamos sugerir a organização de caronas e viagens compartilhadas com o grupo de participantes. Caso prefira, oferecemos também a opção de transporte em carro privativo a partir das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Seguem informações abaixo:
_Para quem vem de carro de SP:
Na estrada BR 101, passe o trevo de Paraty e siga no sentido Angra dos Reis por 24km, até ver a placa Sertão do Taquari, no km 551. Vire à esquerda e siga por essa rua até a casa 1574, onde será o ponto de estacionamento para o grupo. Em seguida, caminharemos a pé até a entrada da trilha, que fica cerca de 300 metros adiante.
_Para quem vem de carro do RJ:
Na estrada BR 101, siga sentido Paraty. Após ver as indicações das praias de São Gonçalo e Taquari, siga até ver a placa Sertão do Taquari e os pontos de ônibus do bairro. A entrada fica logo após a ponte do rio Taquari, no km 551. Vire à direita e siga até o final da Estrada do Taquari, onde será o ponto de estacionamento para o grupo. Em seguida, caminharemos a pé até a entrada da trilha, que fica cerca de 100 metros adiante.
Deslocamentos locais
Para chegar do centro de Paraty ao Sertão do Taquari, é possível ir de ônibus circular da cidade ou em carro privativo. Caso queira o serviço de transporte até lá, fale com a gente.
Hospedagem
Caso queira chegar na cidade de Paraty na sexta-feira, entre em contato e podemos indicar hospedagens parceiras para sua estadia.
Entre em contato
Estamos à disposição para tirar dúvidas, oferecer maiores informações e ajudá-lo no planejamento de sua viagem!