Descrição do Projeto

Início » Destinos » Ilha do Araújo

Ilha do Araújo

Araújo é a segunda maior ilha da baía de Paraty, perdendo em tamanho apenas para a ilha do Algodão. Ali vive uma comunidade tipicamente caiçara e muitos moradores ainda sobrevivem quase que exclusivamente da pesca.

No mês de Junho ocorrem os principais eventos da ilha: a Festa de São Pedro e o Festival do Camarão. A primeira é aberta com uma procissão de barcos de pesca, enfeitados com flores e bandeirinhas azuis e brancas, saindo do cais do centro histórico de Paraty com destino à ilha, carregando a imagem do santo padroeiro dos pescadores. A comemoração ocorre em frente à Igreja de São Pedro, com comidas, danças e músicas típicas. Já o Festival do Camarão começa na novena da Festa de São Pedro e é realizado para comemorar o fim do defeso da pesca do fruto do mar. No evento, são servidos vários pratos da culinária caiçara à base de camarão, especialmente o “camarão casadinho” e o bobó de camarão.

Existe um belíssimo passeio ao redor da ilha, por trilha bem demarcada. Começando na praia do Pontal, junto à igreja, essa caminhada passa por praias, grutas, casas de farinha e um mirante com belíssimo visual de toda a baía de Paraty.

 

Atividades

Trilha guiada pela Ilha do Araújo

Visita à Biblioteca Comunitária e ao Centro de Artesanato

Praias da Tapera e do Pontal

Roda de conversa sobre ervas tradicionais

Oficina de Pesca Artesanal

Oficina de Artesanato

Apresentação de Ciranda caiçara

Principais eventos

Festa de São Pedro – Junho

Festival do Camarão – Junho

Conheça nossos roteiros

Preparamos viagens especiais para você conhecer o melhor da Costa Verde. Escolha aquela que mais te inspira e venha com a gente viver uma experiência única pelo Brasil.

Feito à Mão

Para você que é apaixonado por artes, culturas brasileiras e destinos inspiradores, esse roteiro é para você! Feito à Mão é uma jornada pelas tradições manuais do artesanato e da cerâmica, passando por Paraty e Cunha.

Raízes do Brasil

Uma imersão na formação da identidade brasileira. Nessa experiência, vamos conhecer uma aldeia indígena, um quilombo e uma comunidade caiçara na região da Costa Verde e vivenciar a riqueza de nossas culturas pelos olhos e mãos dos povos tradicionais.

VEJA MAIS