Descrição do Projeto

Início » Destinos » Paraty

Paraty

Paraty está localizada na Costa Verde, que compreende o litoral dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e é conhecida pela beleza e diversidade de suas praias, cachoeiras, rios e florestas preservadas. Em 2019, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A primeira no Brasil a ser considerada na na categoria de patrimônio misto, por contemplar belezas naturais exuberantes,  ampla diversidade cultural e grande valor histórico.  

São muitas as opções para quem chega: vivências na Mata Atlântica, praias e ilhas paradisíacas, experiências gastronômicas, eventos culturais, passeios por trajetos que contam a história do país. Além disso, povos indígenas, caiçaras e quilombolas mantêm vivas tradições como o jongo, a pesca artesanal, a agrofloresta, o patxohã, a ciranda paratiense, as criativas produções artesanais e gastronômicas à base de produtos locais, dentre outras manifestações de cultura.

O belo centro histórico, com suas casas brancas de janelas e portas coloridas, seu chão de pedras e suas igrejas, conta um pouco da época colonial do país, quando a cidade fazia parte da rota do ouro, que saía de Ouro Preto (MG), e era levado para a Europa. 

Além disso, a cidade promove diversos eventos que atraem gente do mundo todo como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a tradicional Festa do Divino, o Encontro da Cultura Negra do Quilombo do Campinho, dentre outros festivais culturais, shows, espetáculos, encontros de artistas, festas religiosas, que fazem a cidade ter uma agenda repleta durante o ano todo.

Clique abaixo para conhecer as comunidades parceiras com quem atuamos e se ligue nas próximas vivências!

Principais atividades

Vivências em aldeias indígenas

Visita a comunidades quilombolas

Praia e cultura tradicional caiçara

Oficinas culturais de dança e música

Vivências na natureza e com agrofloresta

Trilhas ecológicas na Mata Atlântica

Passeios históricos e culturais em Paraty

Principais eventos

Maio – Bourbon Jazz Festival

Junho – Festa do Divino e Festival do Camarão

Julho –  FLIP

Setembro – Paraty em Foco

Outubro – MIMO

Novembro – Folia Gastronômica

Novembro – Encontro da Cultura Negra

Conheça nossos roteiros

Preparamos viagens especiais para você conhecer o melhor de Paraty! Escolha aquela que mais te inspira e venha com a gente viver uma experiência única e cheia de brasilidade.

Pedagogia do Terreiro – 22 a 24/11

Uma imersão de três dias na comunidade Caxuté, um terreiro de Candomblé Bantu-Indígena. A proposta é viver de fato como é o dia a dia no terreiro e conhecer a Pedagogia de Terreiro - uma proposta de ensino aprendizagem baseada na oralidade e no fazer coletivo.

Viva Paraty! – 12 a 15/12

História, artesanato, música, dança, gastronomia e o melhor da cultura de Paraty. Conheça de perto uma Paraty autêntica, saindo do turismo convencional e vivendo uma das cidades históricas mais charmosas e vibrantes do país pelos olhos de quem realmente vive nesse território.

VEJA MAIS