Descrição do Projeto

Início » Destinos » Quilombo do Campinho

Quilombo do Campinho

“Quando houve a abolição a terra ficou com as três senhoras – Os netos e bisnetos das três mulheres acharam que deviam lutar para garantir as terras. A terra era uma coisa só. Alí criaram seus filhos e netos.” – Seu Valentim Martins

O Quilombo do Campinho está localizado na região da Costa Verde, entre Ubatuba e Paraty. Sua história teve início no final do século XIX com a luta de três mulheres: Antonica, Marcelina e Luiza. Conta-se que existiam muitas fazendas no local, inclusive a maior delas: a Fazenda Independência. Após a abolição da escravatura, os fazendeiros abandonaram suas propriedades, que foram depois divididas entre aqueles que ali trabalharam. No entanto, foi só em março de 1999 que a comunidade obteve o título de propriedade definitiva. Hoje, a força das três fundadoras segue com a comunidade e as mestras griôs são as responsáveis por transmitir essa história.

O turismo comunitário, o artesanato, o jongo e a gastronomia são as principais fontes de renda das cerca de 150 famílias que vivem na comunidade. Feijoada, camarão flambado na cachaça, farofa de banana e suco de juçara são alguns dos pratos que você pode degustar por lá.

O Jongo, dança de origem africana praticada no Campinho, traz toda força e vibração das tradições afrobrasileiras em suas apresentações. Com tambor e saias rodadas, o jongo do Campinho cultiva suas raízes com simplicidade e fidelidade às tradições, entoando canções ligadas à terra e à ancestralidade.

A comunidade

Roda de Conversa com Mestras Griôs

Visita à casa de artesanato comunitária

Visita ao Viveiro de Mudas

Gastronomia tradicional

Oficina de Artesanato

Vivência de plantio em agrofloresta

Oficina e apresentação de jongo

Principais eventos

Festa da Consciência Negra – Novembro

Conheça nossos roteiros

Preparamos viagens especiais para você conhecer o melhor da Costa Verde. Escolha aquela que mais te inspira e venha com a gente viver uma experiência única pelo Brasil.

Feito à Mão

Para você que é apaixonado por artes, culturas brasileiras e destinos inspiradores, esse roteiro é para você! Feito à Mão é uma jornada pelas tradições manuais do artesanato e da cerâmica, passando por Paraty e Cunha.

Um dia no Quilombo do Campinho

Resistência, beleza e uma comida espetacular. Conheça a história de luta desse quilombo formado por mulheres, se delicie com as iguarias da culinária local e caia no passo do jongo.

VEJA MAIS