Descrição do Projeto

Início » Destinos » Quilombo da Fazenda

Quilombo da Fazenda

O Quilombo da Fazenda está localizado no município de Ubatuba, em uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica no estado de São Paulo. Entre serra e mar, a comunidade se encontra em uma localização privilegiada, surpreendendo os visitantes com a beleza de sua praia e rio, assim como por suas ricas expressões culturais.

Reconhecida como remanescente de quilombola no ano de 2005, a comunidade é hoje formada por cerca de 40 famílias que ocupam o sertão e a praia da Fazenda, divididas pela rodovia Rio-Santos.

A porta de entrada para o local é a imensa roda d’água, herança do antigo engenho de álcool e açúcar do século XIX. Adaptado ao longo dos anos, o espaço abriga hoje a casa comunitária para a produção de farinha, uma das principais atividades econômicas, assim como o artesanato confeccionado em fibras e cipós locais. O grupo Ô de Casa, formado por jovens da comunidade, mantém presentes músicas e danças tradicionais como o jongo, a ciranda, o caranguejo e o arara. Já a rica gastronomia inclui iguarias como o azul marinho (peixe preparado com banana e pirão), a salada quilombola (feita com o coração da banana) e o suco de juçara (fruto da Mata atlântica semelhante ao açaí).

Atividades

Roda de conversa com mestre Griô

Visita à casa de farinha comunitária

Vivência do preparo artesanal da farinha de mandioca em casa de farinha familiar

Visita à agrofloresta

Trilhas ecológicas pela área do Parque Estadual da Serra do Mar

Oficina de Artesanato

Gastronomia tradicional

Ô de Casa – Tambores da Fazenda

Principais eventos

Encontro da Cultura Quilombola – Setembro

Conheça nossos roteiros

Preparamos viagens especiais para você conhecer o melhor da Costa Verde. Escolha aquela que mais te inspira e venha com a gente viver uma experiência única pelo Brasil.

Um dia no Quilombo da Fazenda

Séculos de história no coração da Mata Atlântica. Uma natureza privilegiada, uma rica tradição artesanal e muitas histórias ao pé da roda d’agua do antigo engenho.

VEJA MAIS