Viajar pode ser fonte de inspiração e transformar realidades.

A Samaúma é um negócio social criado com o objetivo de estimular o turismo sustentável e promover a valorização do Brasil e, sobretudo, dos brasileiros. Somos um coletivo de pessoas apaixonadas por culturas brasileiras e acreditamos que o turismo pode ser uma força de mudança positiva em nossas vidas, assim como uma estratégia de promoção de desenvolvimento local. Atuamos em duas frentes:

  • Somos uma agência de turismo consciente.

Promovemos viagens de experiência em destinos que representam um Brasil inspirador. Para nós, viajar é uma experiência transformadora e possibilita conhecer outras realidades e ampliar nosso conhecimento sobre o território e sobre nós mesmos. Além de conhecer paisagens incríveis, com a Samaúma você viaja de maneira autêntica, vivencia diferentes tradições e modos de vida e participa de encontros que valorizam a troca de saberes entre viajantes e comunidades.

  • Somos uma consultoria de projetos de desenvolvimento local.

Criamos e desenvolvemos projetos que apoiam comunidades locais a se estruturar para o turismo de base comunitária. Atuamos em parceria na execução de projetos voltados à criação de roteiros comunitários, produção de materiais de comunicação, elaboração de projetos, planejamento colaborativo, qualificação de serviços turísticos, dentre outros.

Para a Samaúma, as pessoas são o mais importante. Por isso, atuamos com profundo respeito a viajantes e comunidades e assumimos o compromisso com um modelo de atuação que, além de promover encontros transformadores para visitantes, contribui com a permanência das comunidades em seus territórios, assegura a continuidade de práticas culturais, estimula a preservação ambiental e favorece o desenvolvimento social e econômico dos destinos.

 

O que fazemos

Operação de roteiros turísticos em parceria com comunidades tradicionais.

Viagens personalizadas para grupos escolares e corporativos.

Desenvolvimento de projetos para apoiar comunidades na estruturação do turismo de base comunitária.

Produção de conteúdo fotográfico e audiovisual sobre culturas brasileiras.

Nossos valores

Impacto social positivo

Protagonismo comunitário

Planejamento e co-criação de ações em parceria com as comunidades

Partilha de saberes

Gestão horizontal e  participativa

Uso sustentável de recursos naturais e cuidado com o meio-ambiente

Transparência na relação com viajantes e comunidades

Bem-querer: estimular um olhar apreciativo para culturas brasileiras

Modelos de Negócios

Acreditamos que respeito e transparência são fundamentais na construção de relações de confiança com viajantes e comunidades. Por isso, compartilhamos como é feito o cálculo dos valores de nossos roteiros e como são destinados os recursos.

Quem somos

Gustavo Cerqueira

Nascido no subúrbio carioca e criado nas marginais paulistanas, foi na estrada que Gustavo cresceu e encontrou seu ninho. Atualmente, mora na cidade de Paraty, RJ. Formado em Gestão de Projetos Culturais e em Metodologias Colaborativas, já atuou Brasil adentro em escolas, organizações do terceiro setor e como consultor em vários projetos sociais. Idealizador da Samaúma, Gustavo acredita que os encontros são o maior território de aprendizagem. Além de coordenador geral do projeto, é também nosso sonhador, facilitador de encontros e abridor de caminhos nas comunidades.

Thaís Seganfredo

Midialivrista, jornalista, roraimense e aquariana. Thaís é assessora de imprensa da Samaúma e editora do coletivo de jornalismo cultural alternativo Nonada – Jornalismo Travessia. Acredita na força da cultura popular brasileira, na democratização da mídia e na justiça social. É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luana Casagranda

Comunicadora social com ênfase em jornalismo e natural do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, atuou em coletivos de militância em prol dos direitos da mulher e dos direitos humanos no geral.  Na Samaúma, é responsável pela assessoria de imprensa e pelo atendimentos aos clientes. Ingressou no projeto principalmente por acreditar na necessidade de que mais pessoas conheçam e acessem a cultura e a diversidade brasileiras de forma consciente.

Verônica Orquídea

Carioca, produtora cultural, gestora e brincante da cultura popular. Apaixonada pelas artes de tradição, tem 20 anos dedicados à cultura, atuando em diversas instâncias nos empreendimentos artísticos do Brasil. Engajada na valorização do saber ancestral e no desenvolvimento sustentável do indivíduo e sociedade. Atualmente, mora na cidade de Paraty – RJ. Na Samaúma é responsável pela operação e logística, articulação com as lideranças comunitárias e contribui também com a elaboração dos roteiros.

Marcelo Lopez

Graduado em Comunicação Social com especialização em publicidade e propaganda é planejador, ativador cultural e facilitador de programas comportamentais corporativos. Trabalha com técnicas de comunicação presencial e comunicação continuada com aplicação do Protocolo de Apreciative Inquire, World Café  e Design Live em Organizações e Instituições. Foi sócio da Brother Cast Comunicação durante 26 anos e em 2015 fundou a Escola Prática do Líder. Na Samaúma, é conselheiro da área comercial e das experiencias corporativas.