Viajar pode ser fonte de inspiração e transformar realidades.

A Samaúma é um negócio social criado com o objetivo de estimular o turismo sustentável e promover a valorização do Brasil e, sobretudo, dos brasileiros. Somos um coletivo de pessoas apaixonadas por culturas brasileiras e acreditamos que o turismo pode ser uma força de mudança positiva em nossas vidas, assim como uma estratégia de promoção de desenvolvimento local. Atuamos em duas frentes:

  • Somos uma agência de turismo consciente.

Promovemos viagens de experiência em destinos que representam um Brasil inspirador. Para nós, viajar é uma experiência transformadora e possibilita conhecer outras realidades e ampliar nosso conhecimento sobre o território e sobre nós mesmos. Além de conhecer paisagens incríveis, com a Samaúma você viaja de maneira autêntica, vivencia diferentes tradições e modos de vida e participa de encontros que valorizam a troca de saberes entre viajantes e comunidades.

  • Somos uma consultoria de projetos de desenvolvimento local.

Criamos e desenvolvemos projetos que apoiam comunidades locais a se estruturar para o turismo de base comunitária. Atuamos em parceria na execução de projetos voltados à criação de roteiros comunitários, produção de materiais de comunicação, elaboração de projetos, planejamento colaborativo, qualificação de serviços turísticos, dentre outros.

Para a Samaúma, as pessoas são o mais importante. Por isso, atuamos com profundo respeito a viajantes e comunidades e assumimos o compromisso com um modelo de atuação que, além de promover encontros transformadores para visitantes, contribui com a permanência das comunidades em seus territórios, assegura a continuidade de práticas culturais, estimula a preservação ambiental e favorece o desenvolvimento social e econômico dos destinos.

 

O que fazemos

Operação de roteiros turísticos em parceria com comunidades tradicionais.

Viagens personalizadas para grupos escolares e corporativos.

Desenvolvimento de projetos para apoiar comunidades na estruturação do turismo de base comunitária.

Produção de conteúdo fotográfico e audiovisual sobre culturas brasileiras.

Nossos valores

Impacto social positivo

Protagonismo comunitário

Planejamento e co-criação de ações em parceria com as comunidades

Partilha de saberes

Gestão horizontal e  participativa

Uso sustentável de recursos naturais e cuidado com o meio-ambiente

Transparência na relação com viajantes e comunidades

Bem-querer: estimular um olhar apreciativo para culturas brasileiras

Modelos de Negócios

Acreditamos que respeito e transparência são fundamentais na construção de relações de confiança com viajantes e comunidades. Por isso, compartilhamos como é feito o cálculo dos valores de nossos roteiros e como são destinados os recursos.

Quem somos

Gustavo Cerqueira

Sonhador, gestor de projetos e capricorniano, Gustavo é o idealizador e coordenador geral da Samaúma. Criado entre Rio de Janeiro e São Paulo, cresceu na estrada até chegar a Paraty, onde mora hoje. Formado em Psicologia, tem formação em Gestão de Projetos Culturais e em Metodologias Colaborativas. Atuou Brasil adentro em escolas, comunidades, organizações do terceiro setor e como consultor em projetos sociais. Além da coordenação, atua como fotógrafo, articulador comunitário e no desenho das experiências. Acredita que os encontros são o maior território de aprendizagem e se dedica a causas ligadas à brasilidade, cultura e comunidades tradicionais.

Marisa Oliveira

Cuida do atendimento e atua na produção de experiências da Samaúma. Formada em Cinema e Audiovisual, Marisa é roteirista, redatora e comunicadora, além de artista visual nas horas vagas. Nascida em Itararé, cidade pequena do interior de São Paulo, viveu em Campinas e região, trabalhando com publicidade, produção audiovisual e coletivos culturais, até chegar em Paraty, buscando uma vida mais simples e próxima da natureza. Acredita que a arte, a cultura e a educação são capazes de transformar vidas e meios.

Nossos parceiros

Benza Brasil

 As cariocas Cyndi Richa e Taiana Granja estão à frente da Benza Brasil  e trazem um cuidado todo especial para as redes sociais da Samaúma, além de pensar outras ações de comunicação. A Benza Brasil é um estúdio de comunicação com borogodó, que acredita no compromisso de marcas e negócios nacionais na valorização e fortalecimento da cultura da criatividade brasileira. Por mais brasilidade nos negócios!

Jorge Ferreira

Nascido em Paraty, Jorge é nosso facilitador de vivências ligadas à agrofloresta, PANCs e natureza. Iniciou seus estudos de forma autônoma, em contato com universitários que iam ao sítio da família para estudos de agrofloresta. Mais tarde, transformou isso em uma vida dedicada aos alimentos e às plantas medicinais. Atua com projetos ligados ao cultivo de relações harmoniosas com a natureza e no desenvolvimento de sistemas de produção sustentável. 

Mariana Benchimol

Coordenadora pedagógica e facilitadora do programa Trilha da Educação, Mariana é graduada em Pedagogia e em Oceanografia, possui mestrado em Geografia e é guia de turismo certificada. Carioca residindo em Paraty há 15 anos, atuou em diversos projetos de educação comunitária e foi co-fundadora e diretora do Instituto Socioeducativo Oju Moran e da Escola Comunitária Cirandas. 

Bruno Leão

 Fotógrafo e produtor audiovisual, Bruno começa na fotografia como assistente de fotógrafos de moda e publicidade no Rio de Janeiro. Trabalhou com alguns dos principais nomes da atualidade, como Steve McCurry, Jean-Baptiste Mondino e Patrick Demarchelier, dentre outros. A vontade de trabalhar a fotografia como ferramenta de difusão de conhecimento e comunicação o leva a mergulhar na fotografia documental e no registro de projetos ligados à terra e ao humano Atualmente em Paraty, dedica seu olhar ao registro de projetos de educação, natureza e cultura brasileira. 

Luisa Bagope

 Produtora audiovisual de manifestações artísticas e culturais, Luísa é formada em Comunicação com ênfase em Cinema. Trabalha em projetos audiovisuais diversos na área da fotografia e filmagem digital, atuando também como editora e montadora. Suas áreas de interesse são a produção de registro de manifestações culturais e artísticas, entre eles a música, o teatro, a poesia, a literatura, e a dança. Diretora de documentários como o curta-metragem Insustentável e o média-metragem Da Xepa ao Banquete Final, seus trabalhos autorais são permeados pelas questões socioambientais.